A Tecnologia Nissan e-4ORCE na Exploração Aerospacial do Japão

Desde 2020 que a Nissan em conjunto com a Agência de Exploração Aerospacial do Japão (JAXA) preparam um veículo lunar. Apresentado em 2021 na Nissan Future, este veículo lunar deve ser capaz de progredir nos pisos de pó, rochosos e ondulantes da Lua e ser eficiente em termos energéticos, já que as fontes de energia para veículos operacionais no espaço são limitadas.

Aplicando a tecnologia de controlo de motores que a Nissan desenvolveu, através da sua produção de automóveis elétricos de comercialização em massa, como o Leaf, ou a tecnologia de precisão do e-4ORCE, em destaque do novo crossover elétrico Nissan ARIYA. O sistema e-4ORCE é o que está a impulsionar o desempenho do Rover lunar em terrenos complicados.

Desempenho excecional na condução com a tecnologia de controlo de rodas

A Tecnologia Nissan e-4ORCE na Exploração Aerospacial do Japão 1

A Nissan foca-se cada vez mais no cliente e no seu bem-estar e por consequente tem vindo a aperfeiçoar o desempenho de uma condução estável produzindo automóveis mais seguros e que transmitem maior confiança. A tecnologia e-4ORCE da Nissan controla com precisão as quatro rodas de forma independente, proporcionando ao condutor total confiança em condições diversas.

Quando um automóvel entra num terreno ao qual as rodas não têm aderência, elas giram e escavam, sendo necessário haver uma precisão para que o condutor não enterre o automóvel. Assim em conjunto com a JAXA, a Nissan desenvolve e melhora a tecnologia e-4ORCE para que esta possa auxiliar o condutor sempre que este se encontre num terreno em que a aderência dos pneus muda.

Para responder a esta necessidade, a Nissan desenvolveu controlos da força de tração que minimizam a patinagem da roda de acordo com as condições de aderência da superfície.

Toshiyuki Nakajima, diretor-geral do departamento Avançado de engenharia de Veículos e encarregado do desenvolvimento da tecnologia e-4ORCE na Nissan, refere que “os tipos de utilização de automóveis e de situações de condução são muito abrangentes” esta investigação permite à Nissan contribuir para a evolução da tecnologia automóvel e da tecnologia de exploração espacial, partilhando assim o know-how adquirido com o desenvolvimento de veículos de teste e combinando-o com o conhecimento da JAXA sobre a investigação de Rovers.

“A JAXA tem como objetivo aplicar os resultados da investigação à futura exploração espacial. Estamos a colaborar com empresas, universidades e institutos de investigação em projetos que são viáveis e têm potencial para comercialização e inovação. Ao realizar pesquisas com a Nissan, que têm experiência em tecnologias eletrificadas, esperamos aplicar os conhecimentos adquiridos ao desenvolvimento de Rovers Lunares de maior desempenho” afirma o diretor do Centro de Inovação de Exploração Espacial da JAXA, Ikkoh Funaki.

Nissan e-4ORCE oferece entusiasmo e conforto

A Tecnologia Nissan e-4ORCE na Exploração Aerospacial do Japão 2

O Nissan ARIYA e-4ORCE está equipado com motores elétricos dianteiros e traseiros o binário de cada motor pode ser controlado individualmente para fornecer a tração ideal durante a aceleração. Ao desacelerar, a quantidade de regeneração é ajustada individualmente para os motores dianteiros e traseiros, permitindo também minimizar o efeito de mergulho e desequilíbrios na carroçaria do automóvel.

O binário dos motores dianteiros e traseiros e o desemprenho da travagem das quatro rodas são geridos para garantir uma condução suave e confortável. Estes controlos permitem que os condutores de todos os níveis de habilidade progridam com confiança em condições rodoviárias adversas, incluindo chuva e neve.

Ficou curioso?

Descubra mais sobre esta tecnologia com a Nissan!

Últimas publicações
Partilha
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn