Classificação 5 Estrelas Euro NCAP para Nissan ARIYA, X-Trail, Qashqai e-Power e Juke Hybrid

A Euro NCAP destacou com 5 estrelas o Nissan ARIYA, X-Trail, Qashqai e-Power e Juke Hybrid. Sendo que, na gama eletrificada da Nissan, se destacam o ARIYA e X-Trail e-POWER com pontuação cinco estrelas. Para o Juke e Qashqai as classificações foram expandidas para incluir as versões Híbrida e e-POWER, respetivamente, completando toda a gama de veículos elétricos da Nissan e crossovers eletrificados.

Classificação do ocupante adulto

Na categoria de proteção de ocupantes adultos, ambos os veículos tiveram uma pontuação elevada. O ARIYA alcançou uma pontuação de 86% e o X-Trail atingiu 91%. Ambos os veículos possuem uma plataforma que os distingue, mas partilham uma filosofia comum, uma vez que são construídos com aço ultrarresistente em áreas-chave para melhorar a rigidez, permitindo ao mesmo tempo que a força de um impacto seja absorvida e reduzida antes de chegar à célula de segurança dos passageiros. A adição de um airbag central em ambos os veículos para evitar a colisão de cabeças entre o condutor e o passageiro do banco da frente em caso de impacto lateral, contribui para a pontuação de impacto lateral de 14,9 para o ARIYA e 16 para o novo X-Trail.

Classificação do ocupante infantil

A nível de proteção infantil, ambos os veículos atingiram pontuações semelhantes, o ARIYA com 89% e o novo X-Trail com 90%.  Na avaliação de testes de colisão para ocupantes crianças, com base em crianças com 6 e 10 anos, numa escala de 24 pontos, o X-Trail obteve 23.3, refletindo a excelente proteção que oferece aos jovens ocupantes. O ARIYA também alcançou uma pontuação notável, com 22.9 em 24. Ambos os veículos também alcançaram um máximo de 12 pontos para a instalação de Sistemas de Retenção para Criança (SRC).

Classificação 5 Estrelas Euro NCAP para Nissan ARIYA, X-Trail, Qashqai e-Power e Juke Hybrid 1

Classificação para utilizadores vulneráveis de estrada e assistência de segurança

Na avaliação da capacidade do veículo de identificar e alertar os condutores, para os perigos adjacentes na estrada, como peões, ciclista ou outros veículos que representem perigo, o X-Trail obteve uma pontuação de 70% enquanto o ARIYA alcançou 74%.

Equipados com um sistema de alerta estes automóveis representam a segurança ativa, com a inclusão do sistema de travagem de emergência inteligente, que avisa o condutor e aplica os travões, a deteção de objetos em movimento alerta o condutor para um objeto possivelmente invisível nas proximidades do veículo.

No entanto, a Euro NCAP reconhece que é sempre preferível prevenir acidentes e atribui pontos para a tecnologia que ajuda os condutores a evitar colisões.

Ambos os modelos também apresentam o Sistema interventivo de deteção de ângulo morto que sente quando outro veículo não foi visto pelo condutor numa faixa de rodagem vizinha e irá dirigir ativamente o veículo de volta para a faixa de rodagem e para longe do perigo.

Após a introdução do Juke Hybrid à gama do modelo e também a adição da motorização e-POWER na Qashqai, a Euro NCAP confirmou que a classificação para esses veículos não é afetada e que oferecem o mesmo nível de suporte e proteção do condutor que as versões tradicionalmente alimentadas.

David Moss, Vice-Presidente Sénior para a Investigação e Desenvolvimento da Região AMIEO, afirmou: «As excelentes performances tanto do novo X-Trail como do ARIYA, que são veículos muito diferentes, construídos em diferentes plataformas, demonstram a estratégia cross-car que a Nissan tem para os seus modelos. O desenvolvimento de todos os nossos veículos começa com uma excelente engenharia corporal, através da utilização de materiais avançados e técnicas de fabrico para garantir uma excelente integridade estrutural. Isto é complementado por um conjunto avançado de tecnologias que funcionam como um segundo par de olhos, identificando potenciais perigos e ajudando o condutor a evitar um acidente».

E acrescentou: «Este programa abrangente de testes e classificação da Euro NCAP realmente permite que os consumidores compreendam a nossa dedicação à segurança e a forma como levamos a sério o bem-estar dos nossos clientes».

Descubra mais sobre estes veículos com Nissan Confiauto!

Últimas publicações
Partilha
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn