Últimas publicações
Partilha
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
euroncap nissan qashqai

Novo Nissan Qashqai, com a melhor classificação de segurança Euro NCAP 2021

O novo Nissan Qashqai, o líder dos Crossover, foi premiado com cinco estrelas na classificação de segurança pelo Programa Europeu Independente de Avaliação de Automóveis Novos (Euro NCAP), sendo que a avaliação do automóvel foi efetuada ao abrigo do novo protocolo 2020-2022, reconhecidamente mais rigoroso.

Excelente proteção para ocupantes

O novo Qashqai obteve uma pontuação de 91% para a proteção de ocupantes adultos e infantis, colocando-o entre os melhores do seu segmento de mercado. Uma pontuação que reflete a estrutura avançada da nova plataforma CMF-C do Qashqai, construída com aço ultrarresistente em áreas-chave para melhorar a rigidez, permitindo que a força de um impacto seja reduzida antes de chegar à célula de segurança dos passageiros.

A adição de um airbag central – o primeiro para a Nissan na Europa – para evitar a colisão de cabeças entre o condutor e o passageiro do banco da frente em caso de impacto lateral, ajudou o Qashqai a alcançar 16 pontos no teste de impacto lateral.

Para a proteção de ocupantes crianças, obteve uma pontuação quase máxima, de 23,8 em 24 possíveis, e um máximo de 12 pontos para a instalação do assento de retenção para crianças.

Proteção dos utentes mais vulneráveis

Na categoria de proteção aos utilizadores mais vulneráveis das estradas, como peões e ciclistas, obteve uma pontuação de 70%, enquanto a pontuação máxima foi obtida de sistemas de assistência à segurança, onde o Qashqai recolheu 95% na avaliação da Euro NCAP.

Segurança aprimorada

Reconhecendo que será sempre preferível prevenir os acidentes, o Euro NCAP atribui pontos para a tecnologia que ajude os condutores a evitar colisões. Também aqui, o Qashqai atingiu uma pontuação bastante elevada, com uma classificação de 95% graças às tecnologias de Mobilidade Inteligente Nissan.

Uma estreia para a Nissan na Europa é a adição de um head-up display, permitindo ao condutor monitorizar a sua velocidade, direções de navegação e limite de velocidade, sem tirar os olhos da estrada.

Os faróis inteligentes que ajustam a forma do feixe luminoso para evitar que os condutores que se avizinham sejam encandeados, são outro exemplo das novas tecnologias do Qashqai que melhoram a segurança.

O modelo disponibiliza também o Aviso de Ângulo Morto que ativamente conduz o Qashqai de volta à faixa de rodagem e para longe do perigo, no caso de o condutor não se aperceber da aproximação de outro veículo. Para além disso, o Sistema de Travagem automática em marcha-atrás evita as típicas colisões ao recuar nos lugares de estacionamento.

O novo Qashqai é construído sobre a plataforma CMF-C da Aliança, recorrendo a materiais avançados e novas técnicas de produção que originaram uma estrutura mais rígida, apesar de 60kg mais leve do que a sua antecessora.

“No desenvolvimento do novo Qashqai, adotámos uma abordagem cujo ponto de partida foi considerar como a tecnologia poderia apoiar melhor o condutor em situações em que há uma elevada carga de trabalho. A intervenção surge por etapas, sendo o primeiro passo a informação, depois um aviso e finalmente, uma intervenção, caso o condutor não tome uma ação corretiva”, afirmou David Moss, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento no Nissan Technical Centre Europe.

E acrescentou: “Graças à utilização de materiais avançados, incluindo aço de alta resistência na construção do corpo do automóvel, até à utilização de tecnologia passiva e ativa da Mobilidade Inteligente Nissan, podemos oferecer uma unidade refinada e ágil com uma proteção reforçada. Estamos muito orgulhosos deste excelente resultado”.

Curioso por saber mais sobre o Novo Qashqai? Entre em contacto connosco.

Últimas publicações
Partilha
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn