Nissan desenvolve nova tecnologia de assistência ao condutor para melhorar a prevenção de colisões

A Nissan anunciou uma nova tecnologia para dar assistência ao condutor, este dispositivo é de alta precisão e de tempo real sobre o ambiente circundante do veículo e tem como função melhorar drasticamente a prevenção de colisões.

Nas instalações da Nissan, foi utilizado um veículo de ensaio para demonstrar como esta tecnologia pode efetuar automaticamente manobras de prevenção de colisões.

A tecnologia “ground truth perception” da Nissan funde informação da próxima geração de LiDAR de alto desempenho, radar e câmaras. Esta pode detetar a forma e a distância dos objetos, bem como a estrutura da área circundante do veículo, em tempo real, com um elevado grau de precisão.

Este veículo analisa instantaneamente a situação atual, julga e executa automaticamente as operações necessárias para evitar a colisão. Esta tecnologia pode também detetar a lentidão do tráfego e obstáculos rodoviários na distância e executar mudanças de faixa de rodagem em conformidade.

A tecnologia pode também fornecer um maior apoio aos condutores em áreas onde a informação detalhada do mapa não está disponível.

Takao Asami, vice-presidente sénior, líder mundial em investigação e desenvolvimento, afirma: “A Nissan foi a primeira a comercializar uma série de tecnologias avançadas de assistência ao condutor. Quando olhamos para o futuro da condução autónoma, acreditamos que é da maior importância para os proprietários sentirem-se altamente confiantes na segurança do seu veículo. Estamos confiantes de que a nossa tecnologia de perceção da verdade no terreno em desenvolvimento dará um contributo significativo para a confiança dos proprietários, redução dos acidentes de viação e condução autónoma no futuro”.

A Nissan estabeleceu parcerias com empresas de vanguarda para investigar e desenvolver esta tecnologia e partilhar conhecimentos. O sensor LiDAR, é um elemento crucial, e está a ser integrado no sistema da Nissan em colaboração com a Luminar1, utilizando tecnologias de ponta a nível mundial. Na área do controlo avançado para evitar colisões, é fundamental desenvolver tecnologia de verificação altamente precisa num ambiente digital. Para tal, a Nissan está a associar-se à Applied Intuition2, que dispõe de tecnologia de simulação de última geração.

Relativamente à sua visão a longo prazo, o plano “Nissan Ambition 2030”, a Nissan está a trabalhar para desenvolver tecnologia de controlo de veículos destinada a reduzir significativamente os acidentes através da utilização de tecnologia LIDAR de próxima geração. A Nissan acredita que, na próxima era de condução autónoma, será essencial uma tecnologia de assistência ao condutor que possa evitar acidentes altamente complexos.

Nissan desenvolve nova tecnologia de assistência ao condutor para melhorar a prevenção de colisões 4

A Nissan pretende completar o desenvolvimento da sua tecnologia de “perceção do terreno” em meados dos anos 2020. Estará primeiro disponível em modelos novos e em praticamente todos os novos modelos até ao ano fiscal de 2030.

1. Empresa global de tecnologia automotiva. Na última década, a Luminar construiu uma plataforma avançada que oferece hardware e software aos seus mais de 50 parceiros na indústria, incluindo a maioria dos fabricantes do setor automotivo.
2. A Applied Intuition fornece softwares a equipes de desenvolvimento de produtos e engenharia, para que a autonomia chegue ao mercado de forma mais fácil, com rapidez e segurança. Por meio de produtos com foco em simulação, validação e gestão dos logs de condução, a empresa entrega uma sofisticada infraestrutura criada para implementação em escala. Empresa global de tecnologia automotiva. Na última década, a Luminar construiu uma plataforma avançada que oferece hardware e software aos seus mais de 50 parceiros na indústria, incluindo a maioria dos fabricantes do setor automotivo.

Não deixe escapar estas novidades.

Descubra tudo com a Nissan Confiauto!

Últimas publicações
Partilha
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn