Numa época em que cada vez mais se valoriza a neutralidade carbónica, a Nissan ultrapassou a produção do Nissan Bluebird pelo 100% elétrico Nissan LEAF.
O icónico Nissan Bluebird foi o automóvel que inaugurou a fábrica de Sunderland, no Reino Unido. Entre 1986 e 1990 foram produzidas 187.178 unidades e eram necessárias cerca de 22 horas para produzir um único Bluebird. Passados 35 anos, e com a evolução da tecnologia são apenas necessárias 10 horas para produzir um único Nissan LEAF, sendo que, já foram fabricadas 195.380 unidades da nova geração do pioneiro automóvel elétrico puro da Nissan.
“O Bluebird foi um modelo icónico para as instalações, trazendo boas memórias a todos os entusiastas da Nissan. O facto de o volume do novo LEAF ultrapassar tão rapidamente o do Bluebird evidencia a incrível evolução da nossa inovação ao nível da produção, da perícia dos nossos trabalhadores e dos processos, enquanto rumamos à eletrificação”, afirmou Alan Johnson, Vice-presidente de Fabrico da Nissan em Sunderland.
Concluindo, Alan afirma: “O facto de o LEAF ultrapassar o Bluebird é um marco histórico, mas muitos mais se avizinham para a nossa equipa nestas instalações, à medida que a nossa gama de automóveis elétricos cresce”
Ainda que as mudanças tecnológicas avancem a passos largos e as porcas de rodas e carburadores tenham sido deixadas para trás, o compromisso da Nissan com a qualidade não se alterou.
A nível de colaboradores, as instalações da Nissan em Sunderlan contam com mais de 6.000 pessoas, uma diferença abrupta para as 430 que trabalhavam na segunda metade da década de 1980. E dos 86 funcionários que trabalharam na produção do Bluebird, 19 contribuem agora para o fabrico do 100% elétrico da Nissan.
O primeiro modelo icónico a sair da linha de produção foi um exemplar de teste de produção e recebeu o nome de Bluebird 1 e é a peça central da exposição no museu local, perpetuando o significado desse primeiro automóvel. Mas o Nissan LEAF também já ficou registado na história da fábrica, quando a unidade 500.000 produzida globalmente saiu precisamente da linha de Sunderland.
Desde que foi lançado o Nissan LEAF vem ganhando maior distinção e reconhecimento por todo o mundo. Em 2011 ganhou o Automóvel do Ano na Europa, Automóvel do Mundo do Ano e Automóvel do Japão do Ano em 2011 e 2012. Atualmente existem mais de meio milhão de LEAF nas estradas a nível mundial.
A promessa da Nissan para o futuro é que seja mais eletrificado e que atinja a neutralidade carbónica em todas as operações da empresa e durante todo o ciclo de vida dos seus produtos até 2050. No início da década de 2030, cada novo automóvel da Nissan disponibilizado nos principais mercados mundiais será eletrificado, bem como serão introduzidas inovações na tecnologia de produção e eletrificação.