A conhecida tecnologia e-POWER exclusiva da Nissan, passará a estar presente no Nissan Qashqai.
O Nissan Qashqai será o primeiro crossover na Europa equipado com a tecnologia e-POWER, fazendo assim com que a condução seja mais responsiva, eficiente e tranquila. Esta monitorização é uma componente chave na estratégia de eletrificação da marca.
Para Arnaud Charpentier, Vice-presidente de estratégia de produtos e preços para a região AMEIO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia): “A introdução da inovadora tecnologia e-POWER no novo Qashqai traz mais do espírito pioneiro da Nissan ao segmento crossover. Os clientes vão apreciar a sensação de conduzir um VE, mas sem a preocupação do carregamento. O e-POWER é uma porta de entrada para a condução de automóveis totalmente elétricos e representa um marco significativo na estratégia de eletrificação da Nissan”.
Qashqai e-POWER será único, eletrificado e sem ficha
Com a introdução do sistema e-POWER composto por uma bateria de alta potência que é complementada por um motor com relação de compressão variável turbo comprimido a gasolina e com 1,5 litros de cilindrada, capaz de debitar 156cv, por um gerador de energia, inversor e motor elétrico de 140 Kw, de tamanho e potência semelhantes aos encontrados nos automóveis elétricos da Nissan. De acordo com o cenário de condução, o motor a gasolina gera eletricidade, que pode ser transmitida através do inversor para a bateria, o motor ou ambos.
Esta tecnologia é o que o distingue, pois, o motor elétrico é a única fonte de energia para as rodas, por isso a resposta é instantânea e linear. Esta é uma alternativa aos híbridos tradicionais onde os condutores têm de aceitar as inerentes ineficiência na experiência de condução.
Em oposição, o novo sistema e-POWER da Qashqai foi concebido para proporcionar a agradável, sem esforço e suave experiência de condução associada a um VE puro, mas sem necessidade de recarregar.
Tecnologia de taxa de compressão variável
No coração exclusivo do sistema Nissa e-POWER está um motor a gasolina de 1.5 litros com três cilindros turbo e 156 cv, que foi desenvolvido especificamente para esta aplicação. A Infitiniti, é uma marca premium utilizada pela Nissan para a capacidade do motor de variar a taxa de compressão, proporcionando o melhor desempenho e economia dependendo da carga do motor. Em 2018 a introdução da Infiniti, fez com que a motorização fosse considerada entre os 10 melhores motores do mundo pela Ward’s, uma consultoria automóvel baseada nos EUA.
Nos momentos em que existe uma procura mais baixa pela energia, como a velocidade constante com um bom estado de carga na bateria, a relação de compressão estará na gama mais alta que otimiza o consumo e as emissões. Sob uma elevada procura de energia, para carregar a bateria ou a alimentação diretamente para o motor, será ativada uma relação de compressão mais baixa que maximizará a potência do motor. A transição entre diferentes relações de compressão é linear, sem necessidade de qualquer ação do condutor.
Para David Moss, Vice-presidente sénior de pesquisa e desenvolvimento da Nissan AMIEO, “O sistema e-POWER no Qashqai é uma tecnologia única da Nissan que coloca a eficiência e o prazer de condução na vanguarda da experiência de condução. Ao desenvolver este sistema para a Europa, comprometemo-nos a garantir que a experiência de condução não deveria ser comprometida para os condutores do Qashqai e-POWER. Esta tecnologia oferece o melhor de dois mundos e representa o melhor da Nissan – ousada, pioneira e inovadora – ao mesmo tempo que coloca o condutor em primeiro lugar”.
Melodia linear
A necessidade de implementação do sistema e-POWER no Qashqai deu-se para garantir que a experiência de condução transmitisse uma sensação “conectada”, onde a rotação do motor a gasolina permanece relacionada com a velocidade na estrada do Qashqai.
A diferença entre a velocidade do motor e a velocidade da estrada é um fenómeno que os condutores e os passageiros consideram perturbador. Como por exemplo, um aumento repentino das rotações do motor sem um aumento proporcional da velocidade é visto como frustrante e “desligado” pelos ocupantes.
Os engenheiros do Centro Técnico Europeu da Nissan (NTCE), no Reino Unido e em Espanha, colaboraram no desenvolvimento do antídoto para aquela “desconexão”, um sistema chamado “Linear Tune”. Este sistema rege o motor a gasolina e aumenta progressivamente a rotação para satisfazer as exigências energéticas do motor elétrico à medida que o Qashqai acelera, garantindo que não há “desconexão” entre o que os ocupantes experimentam em termos de desempenho e de sonoridade.
e-Pedal Step
O Qashqai e-POWER beneficia de uma experiência de condução com e-Pedal Step. Desenvolvido para tirar a tarefa repetitiva de pára-arranca da condução urbana, onde o condutor está frequentemente a mover o pé entre o acelerador e o travão, o e-Pedal Step permite acelerar e travar usando apenas o acelerador.
Primeiramente o sistema deverá ser ativado pelo interruptor da consola central e uma vez ligado, o acelerador proporciona aceleração como habitualmente. Mas com a libertação do acelerador, o e-Pedal Step travará o Qashqai a 0,2g, o suficiente para iluminar as luzes do travão e reduzir a velocidade para uma velocidade muito baixa, mas não uma paragem completa. Isto garante que as manobras de estacionamento de baixa velocidade são o mais suaves possível. Feitas as provas, concluímos que o condutor se adapta facilmente e prefere este modo do pedal do acelerador para manter um progresso suave, garantindo que a condução urbana é mais intuitiva e menos exigente.
Responsivo, eficiente e tranquilo
Entre os benefícios do sistema e-POWER está o facto de o motor térmico funcionar sempre dentro da sua gama de rotação ideal e com melhor relação de compressão, conduzindo a uma maior eficiência de combustível e a menores emissões de CO2 em comparação com um motor de combustão interna tradicional, e tem como vantagens adicionais a redução do ruído do motor e um menor impacto na qualidade do ar urbano.
Devido à tração exclusiva do motor elétrico, não há atraso na entrega do binário, como pode acontecer num híbrido tradicional, onde pode haver um aumento súbito da velocidade do motor à medida que responde à procura do acelerador para uma aceleração imediata. A imediata resposta do sistema e-POWER proporciona uma experiência de condução única e emocionante em todas as condições de condução.
Para expandir o desempenho, em situações de alta aceleração ou alta velocidade, a unidade de controlo de gestão de energia dentro do sistema e-POWER pode enviar a energia gerada pelo motor de 1,5 litros diretamente para o motor elétrico, através do inversor, para reforçar a alimentação elétrica proveniente da bateria. Em desaceleração e travagem, a energia cinética é recapturada e canalizada de volta para a bateria para otimizar a eficiência.
“Sabemos que os clientes do Qashqai e-POWER passam quase três quartos do seu tempo a conduzir em ambientes urbanos e suburbanos. Consequentemente, desenvolvemos o sistema e-POWER para funcionar da forma mais eficiente, eficaz e discreta possível nessas circunstâncias. Mas não há compromisso com o desempenho da condução. A aceleração é instantânea, graças à tração elétrica pura nas rodas e não há caixa de velocidades para interromper a entrega de energia”, conclui David Moss.
Uma tecnologia de passagem para a condução VE completa, sem a necessidade de recarregar
Após uma pesquisa foi possível concluir que os consumidores europeus de crossovers passam mais de 70% do seu tempo a conduzir em ambientes urbanos e suburbanos. A investigação mostra igualmente que os consumidores se sentem obrigados a comprometer o prazer de condução, a fim de serem eco responsáveis na sua escolha de automóvel.
O e-POWER responde a esta tendência, uma vez que oferece uma ótima eficiência de combustível sem comprometer o prazer de condução, graças à combinação de bateria avançada e tecnologia de motor elétrico com o seu inovador motor de combustão com taxa de compressão variável.
Esta é uma tecnologia ideal para quem enfrenta as estradas urbanas ou suburbanas diariamente e gostaria de transitar para um VE completo no futuro, mas não pode recarregar facilmente ou não está pronto para fazer já essa mudança.
A terceira geração do crossover Qashqai da Nissan mantém-se fiel à fórmula original: design impressionante, excelente ambiente de vida a bordo com tecnologia intuitiva e dinâmica de condução eficiente e gratificante.
Arnaud Charpentier afirma que “Com a tecnologia e-POWER exclusiva da Nissan, sentimos que os clientes vão apaixonar-se pela sensação de uma motorização elétrica, sem as preocupações de autonomia. É uma motorização que eles vão gostar de conduzir e representa uma excelente opção para ser eco consciente no seu dia-a-dia. No geral, o e-POWER do Qashqai vai apelar aos condutores que ainda não estão prontos para um VE puro nas suas vidas, mas querem ser mais sustentáveis e desfrutar da diversão da condução elétrica no dia-a-dia”