Dias depois da Celebração do Dia Mundial do Veículo Elétrico, a Nissan anunciou a produção e comercialização da Townstar 100% Elétrica na Europa. Este comunicado veio reforçar o objetivo da Nissan em conseguir uma neutralidade carbónica, eletrificando toda a sua gama de veículos até 2050.
Baseado no sucesso que a e-NV200 teve junto dos clientes, a Nissan inspirou-se e criou assim a Townstar VE. Este novo veículo comercial foi projetado para capacidade, fiabilidade e sustentabilidade, tendo em mente os empresários.
Esta nova versão 100% elétrica da Townstar incorpora uma motorização otimizada e uma gestão inteligente de energia e arrefecimento térmico de baterias. A autonomia da Townstar pode chegar até aos 300km (ciclo WLTP). Com 122cv e 245Nm de binário, a bateria de 45kWh da Townstar VE pode aceitar carregamento em corrente alternada (11kW ou 22kW) ou carregamento rápido em corrente contínua (norma CCS). O seu tempo de carregamento vai dos 15% aos 80% em apenas 37 minutos.
Para Emmanuelle Serazin, diretora de vendas de VCL e frotas da Nissan Europa “Coincidindo com o Dia Mundial do VE, o início da produção da nossa nova Townstar VE representa um marco essencial na nossa caminhada para atender às necessidades dos nossos clientes e aumentar a procura de soluções de motorização sustentáveis. A gama líder na classe da nossa Townstar totalmente elétrica vai ajudar ainda mais os proprietários de VCL a descobrir os benefícios da eletrificação, enquanto apoiam a evolução ambiental das cidades europeias”.
Uma das características da Townstar VE é o seu estilo jovem e futurístico, que faz lembrar os demais veículos elétricos que a Nissan possui. A sua grelha frontal é bastante aerodinâmica tendo um padrão do estilo Kumiko com origem no ADN Japonês da Nissan. O seu interior conta com 20 funcionalidades tecnológicas, incluindo um serviço de conectividade a bordo e painel de instrumentos digitais de 10 polegadas, a Townstar é considerada assim a mais avançada da atual gama de VCLs da Nissan.
A Townstar 100% elétrica é composta ainda por uma tecnologia avançada de assistência ao condutor, como o ProPILOT, aviso de ângulo morto, parqueamento mãos-livres, controlo ativo da velocidade de cruzeiro, travagem de emergência inteligente com deteção de ciclistas e peões, assistência a rajadas de vento laterais e assistência à estabilidade de um reboque.
«A nossa experiência em eletrificação e liderança no segmento e-VCLs tem sido uma componente crítica no desenvolvimento desta versão totalmente elétrica da Townstar», prosseguiu Emmanuelle Serazin. «Estamos confiantes que o conjunto de recursos avançados de segurança, as configurações versáteis e capacidades práticas da Townstar VE se adequam às operações comerciais sustentáveis».
Indo além dos seus automóveis, a Nissan pretende tornar-se uma empresa verdadeiramente sustentável e está a trabalhar num ecossistema energético VE abrangente.