O primeiro Nissan Qashqai saiu da linha de produção em Sunderland, no Reino Unido, há 18 anos atrás. Este inaugurou o segmento dos crossovers e desta forma revolucionou a indústria automóvel.
Este ano, o best-seller, Nissan Qashqai, sofreu pequenas alterações, tanto a nível de design como tecnologia, de forma a melhorar a experiência do cliente. A chegada do novo Qashqai coincide com o desenvolvimento contínuo da visão ‘EV36Zero’ da Nissan em Sunderland, um projeto que integra a produção de veículos elétricos e baterias utilizando energias renováveis.
O Vice-Presidente da Produção da Nissan no Reino Unido, Adam Pennick, afirma: “Estamos muito orgulhosos de chamar a fábrica de Sunderland a casa do Qashqai. Ter a equipa número um por trás do crossover número um é uma fórmula vencedora, e mal podemos esperar para ver a reação dos nossos clientes ao novo design e a tecnologia adicional.”
Concebido, projetado e produzido no Reino Unido, o primeiro Qashqai foi fabricado em Sunderland no final de 2006, antes do seu lançamento em 2007. A sua popularidade imediata levou a fábrica de Sunderland a alcançar níveis recorde de produção, tornando o Qashqai o veículo fabricado no Reino Unido a atingir mais rapidamente as marcas de 1 milhão, 2 milhões, 3 milhões e 4 milhões de unidades, gerando mais de 20 concorrentes no processo.
A fábrica de Sunderland também é responsável pela produção do Nissan JUKE e do 100% elétrico Nissan LEAF, garantindo 7 mil postos de trabalho nas equipas da Nissan no Reino Unido. Isso inclui o Centro de Design em Cranfield, Bedforshire, a equipa de produção em Sunderland, o centro de peças em Lutterworth e a equipa de vendas e marketing em Rickmansworth, além de mais de 30 mil postos de trabalho na cadeia de fornecimento do Reino Unido.
Desde o lançamento da terceira geração do Qashqai em 2021, foram vendidas mais de 350.000 unidades na Europa, mantendo-o como referência no segmento de crossovers. Em 2022, o Qashqai passou a estar disponível com o sistema e-POWER – o inovador grupo motopropulsor eletrificado da Nissan, no qual as rodas são acionadas diretamente pelo motor elétrico, proporcionando uma experiência de condução elétrica. Atualmente, mais de 120.000 Qashqai com e-POWER, fabricados em Sunderland, estão nas estradas.
As últimas mudanças mantêm a essência do que os consumidores amam no Qashqai, enquanto melhoram as suas características e adicionam mais tecnologia intuitiva e inteligente. A tecnologia atualizada do novo Qashqai também foi incorporada ao processo de produção, incluindo sistemas avançados de assistência ao condutor e a adição do Google integrado como parte do sistema de infoentretenimento NissanConnect, permitindo uma interação quase perfeita entre a vida digital do cliente e seu veículo.
“Estes são tempos emocionantes para a Nissan em Sunderland. Estamos orgulhosos de entregar novas versões do Qashqai e do JUKE aos nossos clientes, enquanto preparamos a nossa fábrica para se tornar totalmente elétrica, como parte do nosso inovador projeto ‘EV36Zero’” acrescentou Pennick
O ‘Nissan EV36Zero’, o projeto da empresa para o futuro do setor automóvel, combina a produção de veículos elétricos e baterias com energias renováveis, visando alcançar uma condução e produção com zero emissões.
O projeto ‘EV36Zero’ coloca a fábrica de Sunderland no centro da estratégia da Nissan para um futuro sustentável. Estão confirmadas para produção em Sunderland as futuras versões totalmente elétricas do Qashqai, JUKE e LEAF, parte dos planos para que a gama de automóveis de passageiros da Nissan na Europa seja 100% elétrica até 2030. Este projeto também é fundamentado na visão ‘Ambition 2030’ da Nissan, que busca tornar-se uma empresa verdadeiramente sustentável, promovendo um mundo mais limpo, seguro e inclusivo.