A próxima etapa da ofensiva de produtos eletrificados da Nissan ganha forma com a chegada da quarta geração do X-Trail.
Mais que um carro, o X-Trail apresenta-se como robusto, com um estilo de SUV com tecnologia intuitiva, flexível e com capacidades avançadas de tração integral.
Ambiente interior de topo
O Nissan X-Trail estabelece um novo padrão no segmento para ambiente a bordo, design distinto e usabilidade melhorada. As avançadas tecnologias de Mobilidade Inteligente Nissan estão na ponta dos dedos do condutor, com conforto e qualidade em cada toque. Novos materiais premium, funcionalidades inteligentes e detalhes concebidos para realçar um habitáculo que oferece design de topo e praticidade em todas as dimensões.
Prático e flexível
Para facilitar a carga de objetos, instalar uma cadeira para crianças ou aceder confortavelmente ao X-Trail, o acesso aos bancos da segunda fila é agora ainda mais fácil graças às portas traseiras que abrem a quase 90 graus.
Esta também pode deslizar longitudinalmente para maximizar o espaço da mala e permitir um fácil acesso à terceira linha de assentos na configuração de 7 lugares.
Os passageiros da segunda fila têm à disposição controlos dedicados para o sistema de aquecimento/ar condicionado, contribuindo para o conforto dos ocupantes, vital num automóvel familiar. Um componente fundamental para garantir uma viagem familiar harmoniosa é um fornecimento constante de energia para manter os dispositivos eletrónicos em funcionamento.
Graças à eficiência da plataforma CMF-C da Aliança, o novo X-Trail está disponível com uma terceira fila de bancos na bagageira. Os assentos individuais que desaparecem sem esforço no chão são projetados para acomodar passageiros até 160cm de altura, colocando-o entre os mais generosos do segmento. O espaço foi otimizado para garantir que os passageiros da terceira fila podem colocar os pés debaixo da segunda fila de bancos.
Plataforma CMF-C
Assim como o novo Qashqai, o seu irmão na formação europeia da Nissan, o novo X-Trail baseia-se na plataforma CMF-C, que representa uma estrutura automóvel de última geração e de reconhecida arquitetura tecnológica.
Em termos de construção, o monobloco faz uso de material mais leve, bem como técnicas avançadas de estampagem e soldadura para aumentar a rigidez, mas também para reduzir o peso. Pela primeira vez, a porta traseira do X-Trail é feita de material composto. As portas dianteiras e traseiras, para-choques dianteiro e capô, são em alumínio.
Isto contribui para o requinte, conforto de marcha e prazer de condução tipicamente encontrados num segmento mais elevado, além de uma segurança excecional em caso de acidente, bem como contribuem para benefícios na eficiência global do automóvel.
Nova arquitetura de suspensão e direção
O novo X-Trail continuará a oferecer uma experiência de condução gratificante, baseando-se na sua reputação como uma unidade refinada e confortável, no entanto, divertida quando a estrada se torna sinuosa.
Graças à plataforma CMF-C, o novo X-Trail adota uma solução atualizada de estruturas Macpherson na frente, enquanto atrás conta com uma suspensão avançada multibraços.
A configuração da direção assistida foi reformulada, oferecendo uma melhor resposta, melhor sensação em torno do ponto central e atrito reduzido.
Assistência ao condutor ProPILOT melhorada
Para uma assistência rápida e eficaz a Nissan inclui o sistema ProPILOT Assist, para ajudar cada condutor a ter uma segurança extra. Com este sistema, o automóvel é capaz de acelerar e travar dentro de uma única faixa de rodagem numa autoestrada. O sistema pode acelerar o X-Trail para viajar a uma velocidade definida e pode travá-lo até 0 km/h em tráfego de pára-arranca. O sistema pode ser retomado automaticamente se o X-Trail estiver parado durante menos de três segundos e o trânsito à frente se afastar.
No novo Nissan X-Trail, o sistema atualizado é agora capaz de adaptar a velocidade de acordo com circunstâncias externas adicionais: quando o X-Trail entra numa zona de limite de velocidade mais baixa na autoestrada, o sistema é capaz de ler sinais de trânsito e ter em conta os dados limite de velocidade do sistema de navegação para desacelerar o X-Trail até à velocidade adequada, o que significa que o condutor não precisa de ajustar a velocidade de controlo do cruzeiro manualmente.
O sistema também pode usar dados do sistema de navegação para ajustar a velocidade ao aproximar-se de curvas na autoestrada que têm um raio mais apertado.
Além disso, o ProPILOT Assist pode agora comunicar com os radares de ângulo morto do X-Trail para ajudar a intervir com uma correção de direção se houver um automóvel na zona e assim ajudar a prevenir uma manobra de mudança de faixa.
Ambition 2030
Como anunciado a Nissan tem como objetivo principal mudar a visão e estratégia de longo prazo para capacitar a mobilidade e não só. A Nissan pretende tornar-se uma empresa verdadeiramente sustentável, impulsionando um mundo mais limpo, seguro e mais inclusivo.
Com a introdução do X-Trail eletrificado surge logo após a chegada do crossover 100% elétrico ARIYA, do crossover compacto JUKE Hybrid e da adição do e-POWER no Qashqai. Estas novas ofertas eletrificadas complementam os 100% elétricos Townstar Van e LEAF que já estão à venda na gama da Nissan, sublinhando o compromisso da marca com a mobilidade eletrificada e a sustentabilidade.
Durante os próximos 10 anos, a Nissan irá introduzir automóveis entusiasmantes e eletrificados e inovações tecnológicas, ao mesmo tempo que expandirá as suas operações globalmente, com vista ao objetivo de neutralidade carbónica até 2050.