Os protótipos são o primeiro passo para a realidade

Um protótipo é apenas uma amostra ou um modelo de um produto feito para testar e simular um conceito. Explorar um conceito, materializar ideias sobre um mundo futuro com tecnologia que é mais ficção científica do que realidade. O objetivo do protótipo é definir como um determinado produto será feito, qual seu design e a experiência do condutor.

A Nissan desenvolveu vários protótipos ao longo dos anos que acabaram por saltar diretamente dos salões automóveis para a garagem dos seus clientes. Dos crossovers mais vendidos à mais recente tecnologia de veículos elétricos, estes são os protótipos da Nissan da década passada e um vislumbre do próximo crossover elétrico.

Protótipo: Nissan XMOTION 

Exibido no Salão Automóvel Internacional da América do Norte de 2018

Automóvel de Produção: Nissan ROGUE (terceira geração)

Lançado em 15 de Junho de 2020

O protótipo mais recente a tornar-se realidade foi o robusto, mas sofisticado Nissan XMOTION, que se tornou o Nissan ROGUE. Inspirado na cultura japonesa e no artesanato tradicional fundiu-os no estilo de um automóvel utilitário ocidental. Na versão de produção do novo ROGUE combinam-se todas estas nuances num design desenvolvido para aventuras em família.

A transformação mais interessante foi a evolução dos faróis do protótipo em forma de bumerangue, com dois elementos de iluminação separados. E embora as portas traseiras com dobradiças traseiras não tenham chegado à produção, as portas traseiras do novo ROGUE abrem quase a 90 graus, facilitando o acesso de passageiros de todas as idades.

Protótipo: Nissan RESONANCE 

Apresentado no Salão Automóvel Internacional da América do Norte de 2013

Automóvel de Produção: Nissan MURANO (terceira geração)

Mostrado ao público no Salão Automóvel Internacional de Nova Iorque de 2014

Desde o início, como protótipo o Nissan RESONANCE apresentou características que futuramente viriam a tornar-se a imagem de design.

A grelha V-Motion destacou-se proeminentemente no protótipo e a pequena porção preta perto da secção traseira superior (pilar-D) levou ao conceito de “teto flutuante” que passou a ser usado pela marca não só em crossovers, mas também nos seus mais recentes familiares, como sejam o Versa e o Sentra. A essência do protótipo, com destaque para os faróis em bumerangue e o teto flutuante foi destacada no Nissan MURANO de terceira geração. Uma grande evolução na produção do MURANO registou-se no habitáculo, que sem dúvida foi além daquilo que o protótipo propunha.

Protótipo: Nissan KICKS 

Mostrado no Salão Automóvel Internacional de São Paulo em 2014

Automóvel de Produção: Nissan KICKS (primeira geração)

Lançado no Rio de Janeiro em 2016

Após a sua apresentação, o Nissan KICKS demorou 2 anos para ser lançado, apesar da demora, o seu nível de design e detalhes retidos faz com que tenha valido a pena a espera. Tanto os protótipos quanto os modelos de produção partilhavam até esquemas de cores em dois tons semelhantes, cinza no corpo e laranja no teto, inspirados no próprio Brasil.

Lançado inicialmente na América do Sul, o Nissan KICKS tornou-se global em muitos outros mercados e é comprado por clientes que apreciam o seu tamanho, valor de retoma, recursos tecnológicos, grande utilidade e a capacidade de personalização.

Protótipo: Nissan GRIPZ 

Estreado no Salão Automóvel Internacional de Frankfurt de 2015

Automóvel de Produção: Nissan JUKE (segunda geração)

Teve estreia simultânea em seis cidades europeias em 2019

A primeira geração do Nissan JUKE foi lançada em 2009 e veio revolucionar o estilo automóvel. O exterior do protótipo Nissan GRIPZ foi projetado na Europa, enquanto o interior inspirado em motociclos foi desenvolvido por designers no Japão.

Tudo culminou no novo Nissan JUKE, apresentado no outono de 2019 simultaneamente em seis cidades europeias. A imprensa e os clientes aplaudiram a amplificação do estilo do JUKE, o interior sofisticado e os recursos tecnológicos avançados, desde o ProPILOT e NissanConnect, ao sistema de som Bose Personal Plus, com colunas de som integradas no encosto de cabeça do condutor.

Protótipo: Nissan IDS 

Lançado no Salão Automóvel Internacional de Tóquio de 2015

Automóvel de Produção: Nissan LEAF(segunda geração)

Desvendado em Tóquio em 2017

O protótipo criado do Nissan IDS prometia uma visão futurística, em que o automóvel elétrico não apenas é fácil de conduzir, mas também pode assumir ele próprio os comandos quando desejado pelo condutor, imitando o padrão e preferências de condução habituais do seu utilizador.

Dois anos depois, estreou o novo Nissan LEAF que deu início a uma nova experiência de condução com as suas tecnologias ProPILOT e e-Pedal, novo estilo interior e mais recursos e conectividade para personalizar a experiência VE de cada condutor. O premiado sistema ProPILOT controla a distância do veículo da frente e mantém o automóvel na faixa de rodagem, além de ativar o sistema de travagem sempre que necessário. O e-Pedal permite que o condutor controle a aceleração e a desaceleração apenas com o pedal do acelerador, tornando a condução mais confortável.

Protótipo: Nissan ARIYA 

Apresentado no Salão Automóvel Internacional de Tóquio de 2019

Automóvel de Produção: Nissan ARIYA 

Disponível para Pré-Reserva

Pioneira na produção e massificação de automóveis eletrificados, a Nissan apresenta o primeiro automóvel elétrico global Nissan LEAF, seguido do furgão elétrico Nissan e-NV200. Posteriormente, lançou os modelos com tecnologia e-POWER mais vendidos no Japão:  Note e Serena.

O protótipo ARIYA atendeu à chamada ao repensar o segmento crossover, com características impressionantes de design, conforto e espaço interior e desempenho semelhante a um automóvel desportivo. Até um elemento convencional como a grelha frontal tradicional evoluiu para um “escudo” impressionante para proteger a importante tecnologia usada na mais recente geração Nissan ProPILOT de assistência ao condutor.

Ficou curioso?

Descubra os modelos já existentes na Nissan!

Últimas publicações
Partilha
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn