Um protótipo é apenas uma amostra ou um modelo de um produto feito para testar e simular um conceito. Explorar um conceito, materializar ideias sobre um mundo futuro com tecnologia que é mais ficção científica do que realidade. O objetivo do protótipo é definir como um determinado produto será feito, qual seu design e a experiência do condutor.
A Nissan desenvolveu vários protótipos ao longo dos anos que acabaram por saltar diretamente dos salões automóveis para a garagem dos seus clientes. Dos crossovers mais vendidos à mais recente tecnologia de veículos elétricos, estes são os protótipos da Nissan da década passada e um vislumbre do próximo crossover elétrico.
Protótipo: Nissan XMOTION
Exibido no Salão Automóvel Internacional da América do Norte de 2018
Automóvel de Produção: Nissan ROGUE (terceira geração)
Lançado em 15 de Junho de 2020
O protótipo mais recente a tornar-se realidade foi o robusto, mas sofisticado Nissan XMOTION, que se tornou o Nissan ROGUE. Inspirado na cultura japonesa e no artesanato tradicional fundiu-os no estilo de um automóvel utilitário ocidental. Na versão de produção do novo ROGUE combinam-se todas estas nuances num design desenvolvido para aventuras em família.
A transformação mais interessante foi a evolução dos faróis do protótipo em forma de bumerangue, com dois elementos de iluminação separados. E embora as portas traseiras com dobradiças traseiras não tenham chegado à produção, as portas traseiras do novo ROGUE abrem quase a 90 graus, facilitando o acesso de passageiros de todas as idades.
Protótipo: Nissan RESONANCE
Apresentado no Salão Automóvel Internacional da América do Norte de 2013
Automóvel de Produção: Nissan MURANO (terceira geração)
Mostrado ao público no Salão Automóvel Internacional de Nova Iorque de 2014
Desde o início, como protótipo o Nissan RESONANCE apresentou características que futuramente viriam a tornar-se a imagem de design.
A grelha V-Motion destacou-se proeminentemente no protótipo e a pequena porção preta perto da secção traseira superior (pilar-D) levou ao conceito de “teto flutuante” que passou a ser usado pela marca não só em crossovers, mas também nos seus mais recentes familiares, como sejam o Versa e o Sentra. A essência do protótipo, com destaque para os faróis em bumerangue e o teto flutuante foi destacada no Nissan MURANO de terceira geração. Uma grande evolução na produção do MURANO registou-se no habitáculo, que sem dúvida foi além daquilo que o protótipo propunha.
Protótipo: Nissan KICKS
Mostrado no Salão Automóvel Internacional de São Paulo em 2014
Automóvel de Produção: Nissan KICKS (primeira geração)
Lançado no Rio de Janeiro em 2016
Após a sua apresentação, o Nissan KICKS demorou 2 anos para ser lançado, apesar da demora, o seu nível de design e detalhes retidos faz com que tenha valido a pena a espera. Tanto os protótipos quanto os modelos de produção partilhavam até esquemas de cores em dois tons semelhantes, cinza no corpo e laranja no teto, inspirados no próprio Brasil.
Lançado inicialmente na América do Sul, o Nissan KICKS tornou-se global em muitos outros mercados e é comprado por clientes que apreciam o seu tamanho, valor de retoma, recursos tecnológicos, grande utilidade e a capacidade de personalização.
Protótipo: Nissan GRIPZ
Estreado no Salão Automóvel Internacional de Frankfurt de 2015
Automóvel de Produção: Nissan JUKE (segunda geração)
Teve estreia simultânea em seis cidades europeias em 2019
A primeira geração do Nissan JUKE foi lançada em 2009 e veio revolucionar o estilo automóvel. O exterior do protótipo Nissan GRIPZ foi projetado na Europa, enquanto o interior inspirado em motociclos foi desenvolvido por designers no Japão.
Tudo culminou no novo Nissan JUKE, apresentado no outono de 2019 simultaneamente em seis cidades europeias. A imprensa e os clientes aplaudiram a amplificação do estilo do JUKE, o interior sofisticado e os recursos tecnológicos avançados, desde o ProPILOT e NissanConnect, ao sistema de som Bose Personal Plus, com colunas de som integradas no encosto de cabeça do condutor.
Protótipo: Nissan IDS
Lançado no Salão Automóvel Internacional de Tóquio de 2015
Automóvel de Produção: Nissan LEAF(segunda geração)
Desvendado em Tóquio em 2017
O protótipo criado do Nissan IDS prometia uma visão futurística, em que o automóvel elétrico não apenas é fácil de conduzir, mas também pode assumir ele próprio os comandos quando desejado pelo condutor, imitando o padrão e preferências de condução habituais do seu utilizador.
Dois anos depois, estreou o novo Nissan LEAF que deu início a uma nova experiência de condução com as suas tecnologias ProPILOT e e-Pedal, novo estilo interior e mais recursos e conectividade para personalizar a experiência VE de cada condutor. O premiado sistema ProPILOT controla a distância do veículo da frente e mantém o automóvel na faixa de rodagem, além de ativar o sistema de travagem sempre que necessário. O e-Pedal permite que o condutor controle a aceleração e a desaceleração apenas com o pedal do acelerador, tornando a condução mais confortável.
Protótipo: Nissan ARIYA
Apresentado no Salão Automóvel Internacional de Tóquio de 2019
Automóvel de Produção: Nissan ARIYA
Disponível para Pré-Reserva
Pioneira na produção e massificação de automóveis eletrificados, a Nissan apresenta o primeiro automóvel elétrico global Nissan LEAF, seguido do furgão elétrico Nissan e-NV200. Posteriormente, lançou os modelos com tecnologia e-POWER mais vendidos no Japão: Note e Serena.
O protótipo ARIYA atendeu à chamada ao repensar o segmento crossover, com características impressionantes de design, conforto e espaço interior e desempenho semelhante a um automóvel desportivo. Até um elemento convencional como a grelha frontal tradicional evoluiu para um “escudo” impressionante para proteger a importante tecnologia usada na mais recente geração Nissan ProPILOT de assistência ao condutor.