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Nissan cria tinta revolucionária com tecnologia de arrefecimento “cool paint”

Com a chegada da temperatura alta, um dos desafios que os condutores enfrentam é manter o veículo fresco. A pensar neste desafio, criámos uma tinta com metamateriais que promete diminuir a temperatura interna e reduzir o consumo energético, amenizando o calor.

Esta tinta especial visa reduzir a temperatura interna dos veículos durante o verão, diminuindo também o consumo de energia do ar condicionado. Esta inovação está a ser criada em colaboração com a Radi-Cool, uma empresa especializada em produtos de arrefecimento radiativo. Esta tinta possui materiais sintéticos com propriedades incomuns, e faz parte da missão da Nissan de criar soluções que promovam viagens mais eficientes e uma sociedade mais sustentável.

Em novembro de 2023, realizamos um teste de 12 meses no Aeroporto Internacional de Haneda, em Tóquio, em parceria com a Japan Airport Terminal Co., a Radi-Cool Japan e o serviço de aeroportos da All Nippon Airways (ANA). A tinta foi aplicada a um veículo de serviço Nissan NV100, que opera no aeroporto. Este ambiente, com temperaturas elevadas, proporcionou as condições ideais para testar a eficácia da tinta.

Nissan cria tinta revolucionária com tecnologia de arrefecimento “cool paint” 1

Os resultados até agora são promissores. Comparando dois veículos estacionados ao sol, um com a nova tinta e outro sem, observou-se uma redução de até 12ºC na temperatura da superfície externa e até 5ºC no interior. Esses efeitos são mais evidentes quando o carro permanece estacionado ao sol por longos períodos, proporcionando um interior mais fresco e exigindo menos uso do ar condicionado, o que contribui para a eficiência do motor e, no caso dos veículos elétricos, para uma menor demanda da bateria.

A tinta da Nissan utiliza duas partículas inovadoras: uma reflete os raios infravermelhos, que normalmente aquecem a superfície da pintura, e a outra gera ondas eletromagnéticas que dissipam a energia solar, redirecionando-a para a atmosfera. Essa combinação reduz a transferência de calor para as superfícies do veículo, como o capô e as portas.

O Dr. Susumu Miura, especialista em materiais da Nissan, lidera o projeto. Ele já desempenhou um papel importante no desenvolvimento de materiais acústicos da marca e tem-se dedicado à busca por formas de tornar os carros mais silenciosos e eficientes. Miura destacou a importância dessa inovação, especialmente para veículos elétricos, em que o uso do ar condicionado pode afetar a autonomia da bateria no verão.

Embora esta tecnologia não sejam uma novidade, geralmente são utilizadas em edifícios e são muito espessas.

Para o desenvolvimento desta tecnologia, esta equipa teve que superar desafios como a criação de uma camada transparente e a possibilidade de aplicação com pistola de pulverização, mantendo os padrões de qualidade da Nissan. Desde 2021, foram testadas mais de 100 amostras, com uma espessura atual de 120 microns, que já demonstrou ser resistente a vários fatores, incluindo sal e riscos.

Nissan cria tinta revolucionária com tecnologia de arrefecimento “cool paint” 2

Ainda em fase de desenvolvimento, Miura espera que a tinta “cool paint” esteja disponível para encomendas especiais em diversas cores, com grande potencial para veículos comerciais como ambulâncias e camiões, que passam grande parte do tempo na estrada.

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