A Nissan Fórmula E anunciou a nova dupla de pilotos para a 9ª temporada do Campeonato do Mundo de Fórmula E da ABB FIA. Com o retorno de Norman Nato para a competição e Sacha Fenestraz como estreia.
Nato já tem experiência prévia na categoria totalmente elétrica e regressa com a Nissan a tempo inteiro à série, depois de ter estado a competir no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA em 2022. O francês de 30 anos teve uma carreira júnior vertiginosa, vencendo corridas na Fórmula Renault 3.5 Series, GP2 Series e FIA Fórmula 2, para além de ter terminado em segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans em 2020.
A próxima temporada vai marcar a primeira campanha de Fenestraz a tempo inteiro na Fórmula E, depois da estreia na última ronda da 8ª temporada. O piloto franco-argentino conquistou o título japonês de Fórmula 3 em 2019 e continua a competir no país, tanto na Super Formula como na classe GT500 do campeonato de Super GT. Até agora, em 2022, o piloto de 23 anos já venceu nos dois campeonatos e lidera atualmente a classificação do Super GT.
Para o diretor geral da Nissan Fórmula E Tommaso Volpe “Este é um momento significativo para a equipa, com o início da era Gen3 e estamos muito felizes em receber tanto Norman como Sacha a bordo. A 9ª temporada será a nossa primeira temporada a competir como uma equipa, depois da aquisição da e.Dams pela Nissan no início deste ano, e é também o início da nossa parceria com a McLaren Racing. Isto marca uma nova era para a Nissan Formula E Team e acreditamos que uma combinação de experiência e a oportunidade de criar talentos é o equilíbrio certo para nós neste momento. Em Norman e Sacha, encontramos dois pilotos fortes para cumprir a nossa visão”.
A 9ª temporada (2022/23) será a quinta da Nissan na Fórmula E, e marca o início da era Gen3. Com 350kW (40% mais potência do que na Gen2) e uma velocidade máxima superior a 320km/h, os novos automóveis serão mais leves e menores, permitindo provas totalmente elétricas mais rápidas e ágeis.
Como parte do objetivo da Nissan é de alcançar a neutralidade carbónica em todas as suas operações e no ciclo de vida dos seus produtos até 2050, esta espera eletrificar todas as ofertas de automóveis novos até ao início dos anos 2030, nos mercados-chave. O construtor automóvel japonês pretende trazer a sua experiência na transferência de conhecimento e tecnologia entre a pista e a estrada para oferecer melhores automóveis elétricos aos seus clientes.
Norman Nato
“Estou muito feliz por voltar à Fórmula E como piloto a tempo inteiro com a Nissan. A era Gen3 será um novo capítulo para o campeonato e estou animado para me preparar, para testar e conduzir o Nissan. O trabalho árduo começa agora, tenho muito a aprender e áreas para desenvolver com a equipa para estar no meu melhor para a primeira ronda da 9ª temporada, na Cidade do México”.
Sacha Fenestraz
“É um sonho tornado realidade. Será um grande passo em frente na minha carreira, para subir a um Campeonato do Mundo pela primeira vez e competir a um nível tão alto contra alguns dos melhores pilotos do mundo. Vai ser um desafio diferente para mim, já que será a minha primeira temporada num automóvel totalmente elétrico. Estou entusiasmado por competir neste campeonato, já que os circuitos de rua são os meus favoritos, com riscos elevados e sem espaço para erros. Como novato num novo formato, há muita preparação para fazer e muito para aprender! Sonho com este momento há muito tempo e estou muito grato à Nissan por esta oportunidade. Mal posso esperar para começar e vou fazer tudo para me apresentar no meu melhor”.
Sobre a Nissan na Fórmula E
Na 5ª temporada a Nissan estreou-se nas provas totalmente elétricas do ABB FIA Formula E World Championship, tornando-se o primeiro e único fabricante japonês a entrar na série.
Já na 7ª temporada (2020/21), anunciou o seu envolvimento a longo prazo na Fórmula E e o seu compromisso com a era Gen3, que vai decorrer desde a 9ª temporada (2022/23) até ao final da 12ª temporada (2025/26) desta série de provas totalmente elétrica.
Este ano, a Nissan adquiriu a equipa de competição e.dams, com o construtor automóvel japonês a gerir plenamente o seu envolvimento no Campeonato do Mundo de Fórmula E da ABB FIA.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que iria fornecer a sua tecnologia de motorização Nissan EV à McLaren Racing durante toda a era da Fórmula E Gen3.
Para a 9ª temporada do Campeonato do Mundo de Fórmula E da ABB FIA, os pilotos da Nissan Fórmula E serão Norman Nato e Sacha Fenestraz.
A equipa continuará a ligar a sua presença no campeonato totalmente elétrico aos VEs de estrada da Nissan. O Nissan #23 tem o nome do crossover elétrico Ariya do fabricante japonês e o Nissan #22 foi batizado de LEAF, em homenagem ao pioneiro VE da marca, lançado em 2010.