Fórum da Mobilidade Inteligente da Nissan

A tecnologia do futuro em debate na Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente

Na sétima edição do Fórum da Mobilidade Inteligente da Nissan falou-se da condução autónoma e da adoção de soluções sustentáveis de mobilidade. O evento decorreu no passado dia 9 de maio, em Lisboa.

“Liderar a inovação para tornar a tecnologia acessível a todos”. Foi assim que José Botas, diretor-geral da Nissan Portugal, recebeu os participantes, naquilo que resume o desígnio da Nissan no que diz respeito à mobilidade.

O debate começou com o tema “Produtos, Tecnologia e Experiência do Cliente”, onde se destacou as evoluções tecnológicas, tanto os sistemas de otimização e armazenamento de energia nos automóveis elétricos, como os progressos no domínio da condução autónoma.

Paul Johnson, diretor de Planeamento Avançado de Produto da Nissan AMIEO, reforçou que a Nissan pretende cumprir com as expectativas dos clientes na Europa e que «até ao final da década […] será uma marca 100% eletrificada».

A tecnologia do futuro em debate na Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente 1
Paul Johnson, diretor de Planeamento Avançado de Produto da Nissan AMIEO.

Para além das evoluções tecnológicas que a Nissan introduzirá no mercado nos próximos anos, Paul Johnson destacou, também, a preocupação da marca com a sustentabilidade e o compromisso de atingir a total neutralidade carbónica, em todas as suas atividades, em 2050.

Robert Bateman, diretor de Investigação e Engenharia Avançada do Centro Técnico Europeu da Nissan e Thomas Tompkin, diretor de Redes, Infraestruturas e Operações do Smart Mobility Living Lab, fecharam o primeiro painel com o balanço da experiência de condução totalmente autónoma do projeto ServCity realizado, entre 2020 e 2023, na cidade de Londres.

A tecnologia do futuro em debate na Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente 2
Robert Bateman e Thomas Tompkin falam sobre o projeto ServCity no Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente

O projeto-piloto, ServCity, recolheu terabytes de informação que serão utlizados para  o contínuo desenvolvimento dos sistemas de condução totalmente autónoma da  Nissan.

Já no segundo debate do dia, intitulado de “Energia, Armazenamento, Infraestruturas e Conectividade”, James Mills, Consultor Principal da Benchmark Minerals Intelligence, referiu que «toda a indústria depende da China», no que diz respeito às matérias-primas. No entanto, também notou os esforços que os EUA e a Europa estão a realizar para reduzir a elevada dependência da produção de matérias primas e sistemas de armazenamento de energia chineses.

A tecnologia do futuro em debate na Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente 3
James Mills, Consultor Principal da Benchmark Minerals Intelligence

Ricardo Leite, diretor de Projetos Especiais da Galp, anunciou que em maio de 2023, entraria em vigor um plano conjunto entre a Galp Solar e a Nissan, dirigido aos clientes de automóveis elétricos da Nissan e destinado a promover a instalação de unidades descentralizadas de produção de energia solar.

A tecnologia do futuro em debate na Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente 4
Ricardo Leite, diretor de Projetos Especiais da Galp

Sérgio Almeida, CEO da Global Charging, finalizou este painel afirmando que «o crescimento rápido do parque de automóveis elétricos e as múltiplas soluções de carregamento existente não permitem, por exemplo, a uma empresa, um controlo fácil dos custos de utilização da sua frota nem uma interlocução fácil com todos os intervenientes».

A tecnologia do futuro em debate na Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente 5
Sérgio Almeida, CEO da Global Charging

A 7ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente terminou com um vídeo de Chris e Julie Ramsey, que descreveram como está a correr a sua viagem de mais de 27 mil quilómetros entre o Polo Norte magnético e o Polo Sul, ao volante de um Nissan ARIYA 100% elétrico.

Saiba mais sobre a mobilidade sustentável na Confiauto Nissan.

Últimas publicações
Partilha
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn