O que acontece cada vez que a bateria de um Nissan Leaf deixa de ser útil ao veículo?
A resposta é simples!
A Nissan dá uma nova vida a todas as baterias que são descartadas dos carros Nissan Leaf, reaproveitando-as nos AGVs (veículos guiados automaticamente). Estes veículos são utilizados nas fábricas de forma a auxiliar o trabalho dos colaboradores fazendo com que se economize tempo e se aumente a produtividade.
São utilizados cerca de 4 mil veículos nas fábricas Nissan em todo o mundo, funcionando num sistema que inclui carregamento rápido automático de 30 segundos e sensores capazes de guiar as máquinas corretamente pela rota predefinida.
Estes Robots transportam peças aos colaboradores à medida em que são necessárias para a construção de um carro. Esta ação faz com que o colaborador não perca o foco, uma vez que é sempre auxiliado. Estes possuem sensores e sinais que atuam de forma que não embatam uns nos outros e que lhes permitem percorrer a rota já definida.
Para Masashi Matsumoto, promotor do desenvolvimento de AGVs no centro de Desenvolvimento e Investigação de Tecnologia para a Produção da Nissan:
“Utilizar as nossas tecnologias exclusivas de propulsão elétrica e de condução autónoma para melhorar os AGVs proporcionará importantes inovações nas nossas fábricas”, afirma Matsumoto. “O fornecimento de peças nas fábricas está a entrar na era da eletrificação e automatização e isso garante que à medida que os automóveis continuarem a evoluir, as fábricas que os produzem também evoluirão”.
Este desenvolvimento permite também que o cliente tenha benefícios, como afirma Matsumoto:
“Os nossos clientes também beneficiam. Quando as baterias usadas dos automóveis elétricos se tornam mais valiosas, os preços de retoma aumentam”, concluindo que, “Com mais formas de utilizar as baterias, o valor residual global do LEAF aumentou”.
Concluímos então que, o mundo da tecnologia está a avançar a passos largos e que a Nissan está a tirar o maior proveito disso, beneficiando assim do aproveitamento de baterias que à partida seriam descartadas para o melhoramento dos serviços da produção fabril e ajudando os seus colaboradores.
Ficou curioso para saber mais sobre este automóvel? Descubra tudo aqui